Quais as chances de Vingadores: Ultimato no Oscar 2020?

Vingadores Ultimato no Oscar

Vingadores: Ultimato é indubitavelmente um enorme sucesso.  Recebeu não apenas ótimas críticas, mas quando todos os pingos forem colocados nos is, será o o primeiro ou segundo colocado nas bilheterias mundiais de todos os tempos. Já derrubou o recorde de Titanic e pode potencialmente ultrapassar Avatar para solidificar seu lugar na história das bilheterias. Esse tipo de conquista é incrivelmente raro, e quando você considera que ambos, Titanic e Avatar, são múltiplos vencedores do Oscar – e que a Marvel Studios está saindo da primeira indicação de Melhor Filme com o Pantera Negra, com três estatuetas técnicas – não se pode deixar de imaginar que o filme está destinado à glória no Oscar. Então, vamos lá. Ultimato tem chance no Oscar 2020?

Olhando puramente do ponto de vista estatístico, a continuação tem chances sim. A lista dos dez maiores filmes de maior bilheteria contém apenas três indicados ao Oscar. Os quatro últimos filmes que detiveram o título de “filme de maior bilheteria de todos os tempos” foram Avatar, Titanic, Jurassic Park e ET – O Extraterrestre. Com exceção de Jurassic Park, todos receberam indicações a Melhor Filme, e todos ganharam pelo menos um Oscar. Notem como esse tipo de conquista hercúlea é impossível de ignorar nas premiações.

Particularmente não é meu tipo de filme, mas compreendo que o longa como filme solo é extremamente satisfatório. Os diretores Joe e Anthony Russo sabiamente deixaram o público sentir a dor de cada personagem por algum tempo, permitindo-nos realmente sentir o impacto do estalo de Thanos. E, estruturalmente, os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely planejaram essa aventura de três horas estrategicamente: a primeira hora é um drama emocional, a segunda hora é uma emocionante aventura de viagem no tempo, e a terceira hora é a grande batalha climática.

É impossível não considerar a totalidade do Universo Cinematográfico da Marvel. O filme em si é uma celebração auto-reflexiva do que veio antes e o Oscar não acontece em uma bolha, logo a natureza cumulativa de Ultimato – o fato de que poderia ser visto como um “final” para um dos maiores feitos cinematográficos da história – poderá ser um grande fator de reconhecimento. Alguém aí disse O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei?  Então, sim, eu diria que o filme merece reconhecimento pelo Academia  – indicações para filme e categorias técnicas no mínimo. As atuações já acho um exagero serem consideradas ao prêmio, dramaturgicamente falando o único grande ator – interpretando um herói, que fique claro – em cena é Benedict Cumberbatch, mas ele não tem tempo suficiente em tela para chegar lá.

Será que o MCU vai conseguir? É muito cedo para dizer com certeza, mas eu aposto que há uma boa chance de ganhar algum reconhecimento importante na esteira de Pantera Negra. O estigma em torno dos filmes de super-heróis parece não existir mais, desde que sejam de alta qualidade. Para a maioria, é um filme muito bom. E mesmo que fosse um senhor desastre, lembre-se que bombas como Bohemian Rhapsody ganham quatro Oscars. Nada mais me surpreenderia.

Anúncios


Categorias:Cinema, Crônicas e Artigos

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: