Os melhores filmes da década e onde assisti-los: ano de 2010

A década de 2010 está chegando ao fim, ou seja, chega a hora de a gente revisitar nossa história e avaliar o que houve de bom ou de ruim. Portanto, vou criar um pódio aqui no site com os três melhores filmes de cada ano, para em dezembro fazer um Top 100 da década. Dito isso, vamos ao que interessa, os três melhores filme de 2010:

Medalha de Ouro: Toy Story 3 (Lee Unkrich)

toy story 3

Foram precisos 11 anos para finalizar o terceiro filme da saga e o resultado foi mais que satisfatório: criaram simplesmente a melhor animação da década. É um filme cauteloso, que respeita quem cresceu com Toy Story desde criança e imerge toda uma nova geração dentro do seu universo. Poderiam ter encerrado a trilogia com glória, mas a ganância (na falta de uma palavra melhor) nos entregará o quarto filme este ano. As continuações Procurando Dory e Os Incríveis 2 ficaram aquém das expectativas, deixando os fãs, como eu, temerosos de que a Pixar arruíne uma história redondinha e perfeita apenas por que não quer largar uma galinha de ovos de ouro, mas tenho uma pontinha de esperança de que virá coisa boa.

Gosto desse filme para elegê-lo como melhor de 2010 por que é um filme corajoso especialmente devido a seu final exasperante demais para um filme infantil. Este terceiro ato, que já entrou para a cultura popular, chega a ser quase desumano com direito a brinquedos quase sendo queimados de mãos dadas na fornalha. A história ainda deixa um grande nó na garganta com Andy se despedindo de vez de seus brinquedos e, consequentemente, da sua infância. De partir o coração.

Onde assistir: na Netflix.

Medalha de prata: Incêndios (Dennis Vileneuve)

O filme que fez Hollywood se perguntar quem era o franco-canadense Dennis Villeneuve e arrebatá-lo de vez para criar uma das carreiras mais prolíficas da década. Na história, uma mãe que vivia em estado catatônico (a fenomenal Lubna Azabal) morre e incumbe seus filhos gêmeos da tarefa de encontrar o irmão e o pai deles. A filha, jovem matemática movida pela lógica, vai encontrar no passado da mãe palestina variantes que fogem à racionalidade da existência humana. Incêndios é um primor narrativo, considerado piegas devido ao seu plot twist sensacionalista no desfecho. Eu não consigo enxergar desse jeito, para mim é um exemplo fantástico de como é possível atingir a excelência com um grande melodrama e que se pode fazer milagres com um roteiro bem lapidado. E lembre-se que: 1 + 1 = 1.

Onde assistir: facilmente encontrado em sites de torrents com legendas no site legendas.tv

Medalha de bronze: Scott Pilgrim Contra o Mundo (Edgar Wright)

scott pilgrim

Wright surgiu para o cinema na década anterior com os dois primeiros filmes da Trilogia Cornetto: os insanamente hilários Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso e, ao que tudo indica, seu último filme nessa década foi mesmo a peculiar opereta de ação Baby Driver. Nesse meio tempo, quase dirigiu Homem-Formiga para Marvel (porém, o projeto não foi para frente por que suas marcas autorais são muito fortes para um filme de estúdio) e comandou Scott Pilgrim. É um autor do século 21: frenético, debochado e cibernético, ou seja, o diretor ideal para a adaptação de uma HQ para o cinema. Literalmente. Ele leva até as onomatopéias dos quadrinhos para as telas e cria um dos filmes mais inovadores e engraçados da década.

A personagem-título, que cai como uma luva para o jeitão loser de Michael Cera, morre de amores pela descolada Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead) que está para 2010 como Clementine (Kate Winslet), de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, estava para 2000. Para conquistá-la, porém, ele terá que combater os sete ex-namorados do mal de Ramona. Segue-se, então, um romance de ação pontuado por cenas retiradas do mais exagerado jogo de vídeo-game, com carismáticos coadjuvantes da subcultura hipster e uma autoconsciência de si mesmo que beira o brilhantismo. Salve Edgar Wright!

Onde assistir: Telecine Fun, e nos sites de torrents.

Menções honrosas de 2010: Ilha do Medo, Cisne Negro, A Rede Social, Um Lugar Qualquer, Cópia Fiel, Um Ano a Mais, Amores Imaginários, Em um Mundo Melhor, Minhas Mães e Meu Pai e O Escritor Fantasma.

Anúncios


Categorias:Cinema, Listas

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: