Afinal, quem merece o título de maior bilheteria de todos os tempos?

vingadores avatar e o vento levou

Atualmente, o mundo nerd e o mundo cinéfilo vivem momentos de ansiedade. Será que Vingadores: Ultimato (2019) ultrapassará em poucas semanas a bilheteria que Avatar (2009) demorou sete meses para obter e E o Vento Levou (1939) demorou oito décadas para construir? O longa da Marvel já desbancou o segundo colocado, outro filme de James Cameron, Titanic (1997).

Para entender por que há dois filmes no pódio, é preciso observar que os especialistas em economia fazem dois cálculos: um levando em conta a bilheteria sem inflação e outro considerando a bilheteria com correção inflacionária. Se levarmos em conta apenas o primeiro grupo, logicamente há só filmes deste século e o consideravelmente recente Titanic, já que os bilhetes hoje em dia são bem mais caros:

bilhete 1

Agora, se considerarmos o ajuste pela inflação, a coisa muda de figura e os clássicos do passado e o fenômeno Avatar se mostram muito mais amados pelo público:

bilhete 2

Peguei as tabelas do Wikipédia, talvez essa última lista precise ser atualizada ainda com os números de Ultimato. Mas como não entendo nada de economês deixo essa aí.

Mas, enfim, quem merece mais um título tão honrado? Avatar, Vingadores: Ultimato ou E o Vento Levou? Eu fico com a resposta de Clark Gable no último filme citado:

Anúncios


Categorias:Cinema, Crônicas e Artigos

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: