Algumas observações sobre o impacto do BAFTA nos Oscars

baftas

O BAFTA é o “Oscar britânico” e último grande prêmio a ser anunciado antes dos prêmios da Academia no dia 24 de fevereiro. Clique e confira a lista completa aqui. Algumas observações:

  1. Com o prêmio para Melhor Filme também no BAFTA, é difícil alguém tirar o Oscar de Roma. 
  2. O prêmio de Melhor Filme Britânico soou como consolação para A Favorita, que creio não ter grandes chances para o Oscar na categoria principal.
  3. Rami Malek infelizmente se consolida como favorito ao Oscar de Melhor Ator. A temporada teve nessa categoria uma grande chance de premiar Bradley Cooper por tudo que fez em Nasce Uma Estrela, incluindo uma atuação segura e emocionante.
  4. Olivia Colman ganhou em Melhor Atriz por que era britânica, mas acho que no Oscar, Glenn Close leva pelo conjunto da obra, digo, por A Esposa.
  5. Rachel Weisz venceu em Atriz Coadjuvante por A Favorita por ser britânica também. É uma categoria ainda indefinida para o Oscar, podem levar Amy Adams por Vice ou Regina King por Se a Rua Beale Falasse. Quer saber? Torço por Weisz, uma atriz linda e talentosa sempre subestimada por Hollywood, mesmo tendo ganhado o Oscar por O Jardineiro Fiel (2005). Alias, se ela levar também em 2019 vai entrar para um seleto grupo de atores invictos que nunca perderam o prêmio como Christoph Waltz e Hilary Swank.
  6. Que maravilha Spike Lee levando o primeiro prêmio grande na temporada pelo roteiro adaptado de Infiltrado na Klan. Acho que a vitória se repete no Oscar, mas ainda quero que ele leve Melhor Diretor também.
  7. As demais categorias foram previsíveis: Vice em edição, Free Solo em Documentário, Homem-Aranha no Aranhaverso em animação, Roma em filme estrangeiro e fotografia e A Favorita em figurino, design de produção e maquiagem.
  8. Pantera Negra só apareceu quando ganhou efeitos especiais. No Oscar, acho que não leva nada por que não foi indicada nesta categoria e por que nas categorias de som bate de frente com dois musicais que costumam sempre levar os prêmios: Bohemian Rhapsody e Nasce uma Estrela.
  9. Por falar em Nasce uma Estrela, Gaga e Cooper levaram o prêmio de Música Original, uma amálgama de trilha sonora e canção, que não existe no Oscar.
  10. A grande Thelma Schoonmaker, editora fiel de Martin Scorsese em Touro Indomável, Os Bons Companheiros e Os Infiltrados, ganhou um prêmio pelo conjunto da obra. Tá na hora do Oscar fazer o mesmo.
Anúncios


Categorias:Cinema, Crônicas e Artigos

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: