5 animações para guardar em um potinho e mais 5 em uma urna funerária

Ferdinand4-horz.jpg

Recentemente, fiz a mesma lista com filmes em live-action e agora decidi fazer a lista das animações. Para minha surpresa, encontrei mais filmes trágicos para guardar em uma urna funerária do que filmes fofos para guardar em um potinho. Então, vamos lá.

5 animações para guardar em um potinho

  1. O Touro Ferdinando (2017)

Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (de A Era do Gelo), é uma animação que ameniza os tons sombrios e abre espaço para intensificar a amizade pueril de uma menina por seu touro de estimação. Destaque para Ferdinando cheirando as florzinhas.

  1. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Simplesmente o filme que justifica o gênero da animação. Nesse divisor de águas, todo o escapismo de Walt Disney está lá, com canções alegres, anões engraçadinhos e o final feliz para sempre.

  1. Coisas de Pássaros (2000)

Para representar os curtas da Pixar. No fundo, tem uma mensagem muito profunda sobre respeito às diferenças, mas o que diverte são os passarinhos “malvadões”  contra outsider esquisito e feliz. Engraçado e edificante para as crianças (e adultos de coração aberto).

  1. O Castelo de Cagliostro (1979)

Primeiro longa-metragem de Hayao Miyazaki que está disponível na Netflix. Não possui o traço autoral do diretor, mas é mágico e divertidíssimo, com ação, personagens carismáticos e bom humor.

  1. Formiguinhaz (1998)

Woody Allen dublando uma formiguinha neurótica é impagável. É um filme que ensaia uma discussão sobre individualidade em uma ambiente que precisa-se ser colônia, mas que termina com piadinhas engraçadas e romance água com açúcar, porém, Woody Allen faz valer a pena.

5 animações para guardar em uma urna funerária

  1. Mary e Max – Uma Amizade Diferente (2009)

Prepare-se para chorar. Solidão, alcoolismo, depressão e suicídio tratados de maneira agridoce através da troca de correspondências entre dois amigos improváveis de continentes diferentes: uma garota solitária australiana e homem cheio de obsessões em Nova York.

  1. Toy Story 3 (2010)

Não é um filme para crianças, o terceiro ato chega a ser quase desumano com direito a brinquedos quase sendo queimados de mãos dadas na fornalha. A história ainda deixa um grande nó na garganta com Andy se despedindo de vez de seus brinquedos e, consequentemente, da sua infância.

  1. Túmulo dos Vagalumes (1988)

tumulo

Dois jovens irmãos passando fome durante a guerra no Japão bastariam para deprimir todo mundo. O diretor Isao Takahata não nos poupa de escancarar a dor dos dois, em uma história que se não fosse animação seria cruel demais para ver. Pobre Setsuko (por que os vagalumes morrem tão cedo?), é de cortar o coração.

  1. Waking Life (2001)

Richard Linklater quer descobrir as respostas mais profundas da vida, inclusive se a realidade existe ou não. É de pirar a cabeça.

  1. Jantar Para Poucos (2014)

Uma alegoria sobre a inevitável falência do “sistema”, que se remodela para se repetir infinitamente. Tal qual A Revolução dos Bichos, de George Orwell, os homens são porcos. O curta é ora repulsivo, ora desesperançoso.

Leia também:

Anúncios


Categorias:Cinema, Listas

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: