17 fatos históricos e recordes que talvez você não saiba sobre o Oscar 2019

no portal da eternidade.jpg

No Portal da Eternidade, que concorre apenas em Melhor Ator (WIlliam Dafoe)

E os recordes vão para…

1. Roma empatou com O Tigre e o Dragão (2000) como o filme estrangeiro com mais indicações ao Oscar. Cada um com 10 ao total.

2. Pantera Negra é o primeiro filme de super-herói indicado ao Oscar de Melhor Filme.

3. Pantera Negra é também o 28º filme indicado na categoria principal sem ter recebido outra indicação nas categorias principais (direção, atuações e roteiro).

4. Nasce uma Estrela é a sétima refilmagem de outro filme que também foi indicado na categoria principal: o homônimo de 1937.

nasce uma estrela

5.Glenn Close é a oitava atriz mais velha a ser indicada ao Oscar por A Esposa.

6.Aliás, se ela não levar corre o risco de se tornar a maior perdedora de todos os tempos, entre as mulheres, com 7 indicações.

7. Todas as 5 indicadas da categoria de Melhor Figurino são mulheres: Mary Zophres (The Ballad of Buster Scruggs), Ruth Carter (Black Panther), Sandy Powell (The Favourite e Mary Poppins Returns) e Alexandra Byrne (Mary Queen of Scots).

8. Em Melhor Documentário, tem pelo menos uma mulher indicada em cada filme. Junto com Melhor Figurino e as óbvias Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, são as únicas das 24 categorias dominadas pelo sexo feminino.

A figurinista Sandy Powell, indicada a dois Oscars por Mary Poppins e A Favorita.

9. Peter Ramsey é o primeiro afro-americano a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação por Homem Aranha no Aranhaverso.

10. Além disso, Terence Blanchard é o primeiro afro-americano em 32 anos a ser indicado em trilha sonora por Infiltrado na Klan. O último havia sido Jonas Gwangwa por Um Grito de Liberdade (1987).

11. Jordan Peele (Corra!) é o primeiro afro-americano a receber duas indicações ao Oscar de Melhor Filme. Este ano, ele concorre por Infiltrado na Klan.

12. Richard E. Grant é o único ator africano indicado este ano. Ele nasceu na Suazilândia.

Richard E. Grant, único africano indicado ao Oscar.

13. Lady Gaga se tornou a primeira pessoa na história da premiação a ser indicada para as categorias de Melhor Atriz e Melhor Canção Original no mesmo ano por Nasce uma estrela. Mary J. Bilge também foi indicada a Melhor Canção, mas concorreu em Atriz Coadjuvante por Mudbound (2017).

14. Pela primeira vez na história, a categoria de Melhor Fotografia tem um indicado diferente de cada país: Guerra Fria (Polônia), Roma (México), Nasce uma Estrela (EUA), Nunca Olhe Para Trás (Alemanha) e A Favorita (Reino Unido).

15. Cicely Tyson, aos 93 anos, é a terceira pessoa mais velha a receber um Oscar Honorário pelo conjunto da obra.

16. William Dafoe por No Portal da Eternidade é o segundo ator a ser indicado ao Oscar interpretando Vincent Van Gogh. O primeiro foi Kirk Douglas por Sede de Viver em 1956.

17. Nem Podres de Ricos nem Buscando, a Ásia está representada pela chinesa Domee Shi, diretora do curta-metragem Bao, da Pixar. Ela é também a primeira diretora do estúdio a ter um filme indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem.

O curta-metragem Bao.

Anúncios


Categorias:Cinema, Listas

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: