“A Aventura de Kon Tiki” e a eterna batalha do homem contra a natureza

kon

A Aventura de Kon Tiki (2012) segue a linha “história real tão absurda que só pode mesmo ser verdade”. É sobre a audaciosa expedição do aventureiro norueguês Thor Heyerdal que, em 1947, construiu uma mísera jangada de madeira e atravessou os 8000 km de Oceano Pacífico do Peru à Polinésia. Sua intenção era provar que os primeiros habitantes do arquipélago polinésio eram na verdade povos ameríndios que, inacreditavelmente, teriam feito a travessia em uma barca idêntica a de Thor e sua tripulação no período pré-colombiano.

É uma história e tanto e os diretores Espen Sandberg e Joachim Rønning não decepcionam em sequências dignas dos melhores filmes de aventura, com direito a tempestades assombrosas, perda de contato com a civilização e ataque de tubarões. Contudo, o mais bacana mesmo é como eles transformam a imensidão do oceano no cenário perfeito para os conflitos existenciais de seus personagens, em especial de Thor. Há uma belíssima sequência no ato final, em que os aventureiros olham esperançosos para o céu e a câmera aos poucos navega até o infinito do universo, retorna lentamente ao oceano e foca nos seus aventureiros, agora exaustos e esquálidos depois de uma centena de dias de infortúnios. Uma das maneiras mais criativas de marcar a passagem do tempo que encontramos nos últimos anos.

O filme foi indicado ao Oscar em 2013, mas teve poucas chances frente ao imbatível Amor, de Michael Haneke. Seu único defeito é que demora a engrenar, por que precisava antes explicitar a teoria de Thor e construir a atmosfera de loucura para a aventura ficar mais saborosa, mas, felizmente, sabe bem a hora de terminar. Uma história simples e empolgante de uma das maiores lendas do século XX, que pouca gente conhece, assim como o filme a seu respeito.

Nota: 8/10

Trailer:

Anúncios


Categorias:Cinema, Críticas

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: