Especial Philippe Garrel: “O Ciúme”, um conto sobre relacionamentos

lajalousiePhilippe Garrel nos convida a olhar pelo buraco da fechadura na abertura de O Ciúme (2013) para deixar claro que veremos apenas um recorte da vida do ator Louis (Louis Garrel, na última parceria com o pai até agora). Ele está colocando o ponto final no casamento com Clothilde (Rebeca Convenant), que gerou um fruto, a adorável Charlotte (Olga Milshtein). Sem muitas delongas, já o vemos seguindo a vida ao lado de Claudia (Anna Mouglais), uma atriz desempregada há seis anos.

O que veremos a seguir é um conto enxuto (são apenas 73 minutos de filme) sobre a queda da relação de Louis e Claudia. Ele é romântico e acha que dá sim para viver de amor. Ela está passando por uma crise de identidade, quer mais que declarações românticas. Ele resistirá aos impulsos carnais – e oportunidades não faltam, seja com a colega da peça de teatro, seja com uma desconhecida no cinema. Ela, por desespero ou pela busca de alguma segurança financeira, cederá às suas fraquezas.

Garrel, o filho, mais uma vez interpreta o artista atormentado pela paixão, mas, ao contrário de A Fronteira da Alvorada e Um Verão escaldante, neste ele é doce e, ao final, descobrirá, na companhia da filha e da irmã, que há mais coisas na vida que o simples desejo. Garrel, o pai, mais uma vez nos diz que a vida é feita de ciclos, e que só nos resta seguir em frente quando o novo buraco for escancarado, para encarar o mundo de novo, de novo e de novo… quantas vezes for preciso.

Nota: 7/10

Leia também:

Trailer:

 

Anúncios


Categorias:Cinema, Críticas

Tags:, ,

2 respostas

Trackbacks

  1. Especial Philippe Garrel: “À Sombra de Duas Mulheres” é breve como um suspiro – Um Frame
  2. Os 20 melhores filmes de 2018 – Um Frame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: