“À Beira Mar”, de Angelina Jolie: crônica do fim de um casamento anunciado

abeiramarcritica

Todos se lembram que Sr. E Sra. Smith foi o filme que uniu o casal mais célebre de Hollywood deste século até agora, Angelina Jolie e Brad Pitt, mas poucos recordam que existe um outro filme seminal sobre o fim do relacionamento de “Brangelina”: À Beira Mar, dirigido pela própria Jolie, em 2015, um ano antes do divórcio saboroso que rende fofocas em tablóides até hoje.

À época de seu lançamento, não entendi a recepção fria que a película recebeu tanto por parte da crítica como do público. Imagino que seja um pouco de má vontade por ser dirigido por Jolie, a estrela que decidiu virar cineasta. Para os estetas, quando alguém tão famoso decide ir para trás das câmeras, só pode ser um mero capricho. Besteira! Digo que ela aqui não faz feio, e é até mesmo uma evolução após o muito bonito (mas totalmente previsível) Invencível, de 2014.

No longa, a dançarina Vanessa (Jolie, assumindo totalmente uma pose de diva sofredora) e seu marido Roland (Pitt), um escritor americano, viajam juntos pela França. O relacionamento do casal está passando por uma crise e eles evitam tocar em certo tema que lá pelas tantas você já consegue sacar qual é. A trama assume um tom voyeurístico quando o casal, hospedado em um resort litorâneo, começa a espiar por um buraco na parede os vizinhos de quarto recém-casados que transam sem parar e, a partir daí, começam a avaliar o próprio casamento ou o que restou dele. Não é um mar de originalidade, mas é um tocante drama de relacionamento (e não existe cenário melhor para essas histórias que a França) muito bem fotografado por Christian Berger, parceiro habitual de Michael Haneke.

O alcoolismo de Roland/Pitt fica evidente na história. Boatos da vida real afirmam que este foi um dos motivos para a atriz pedir o divórcio para o ator. Visto hoje, À Beira Mar soa como a crônica de um fim anunciado. Seria esse filme a assinatura do divórcio de Brangelina?

Anúncios


Categorias:Cinema, Críticas

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: